Biografia

A muti-talentosa Melanie C desfrutou de uma ilustre carreira musical, tanto como quinto membro das icônicas Spice Girls quanto como um artista solo de sucesso. Um fenômeno verdadeiramente mundial, as Spice Girls permanecem sendo um do mais bem-sucedidos grupos na história recente e uma das mais memoráveis bandas de todos os tempos. Com inúmeros elogios ao grupo, incluindo quatro Brit Awards, elas dominaram o final dos anos 90 com nove singles em número 1 no Reino Unido e dois álbuns número 1, vendendo mais de 53 milhões de cópias.

A primeira aventura solo de Melanie foi apresentada no single “When You’re Gone” com Bryan Adams. Incrivelmente bem sucedido em toda a Europa, entrou em número 3 nas paradas e deu a Melanie aspirações para mais projetos solo. Como artista solo, Melanie lançou quatro álbuns: “‘Northern Star” (1999) e “Reason” (2003) ambos lançados pela Virgin Records e após a criação de seu próprio selo, Red Girl Records, em 2004, ela lançou “Beautiful Intentions” (2005) e “This Time” (2007) como artista independente. Ela atingiu mais de 3 milhões de álbuns vendidos, 2 singles número 1, 6 singles no Top 10 e  contando mais de 200 semanas nos charts do Reino Unido.

O sucesso solo de Melanie, no entanto, ultrapassou as fronteiras de seu país. Em 2005, uma faixa intitulada “First Day On My Life”, tornou-se um dos seus maiores sucessos do momento, vendendo mais de 400.000 cópias apenas na Alemanha. Também passou a ser o número 1 em países como: Espanha, Suécia, Áustria, Suíça e Portugal, onde ajudou a impulsionar o álbum “Beautiful Intentions” atingindo o disco duplo de platina e mantendo-se em primeiro lugar por 9 semanas.

Em junho de 2007 foi anunciado ao mundo que as Spice Girls estavam se reunindo. Qualquer relutância inicial em participar da turnê “O Retorno das Spice Girls” logo diminuiu quando ela pode passar um tempo com suas quatro amigas com que tiveram uma mudança de vida e tantas experiências vividas em conjunto.

Melanie aproveitou a oportunidade de se apresentar em algumas das maiores arenas do mundo, como o O2 em Londres e o Madison Square Garden em Nova Iorque. Ela deixou o público impressionado com a sua energia, presença de palco e vocais ao vivo.  A promoção  do álbum “This Time” continuou depois que a turnê terminou, onde Melanie passou o verão de 2008 apresentado-se nos arredores da Europa e seguindo com uma excursão pelo Canadá. Ela se tornou mãe em fevereiro de 2009. Com o o nascimento de Scarlet, sua primeira filha,  ela tirou um tempo para cuidar dela, ficando fora dos holofotes por um período.

Depois de já ter estabilizado o período inicial de sua maternidade, e de se auto-denominar workaholic começou a observar inúmeros projetos e mencionou aos amigos seu desejo de pisar nos palcos do “West End”. O destino viria na forma de um telefonema perguntando a Melanie se gostaria de realizar uma audição para o papel icônico da Sra. Johnstone no espetáculo Blood Brothers. O aclamado musical era encenado em sua amada cidade de Liverpool e foi a parte de um sonho, onde ela iniciou as apresentações no Phoenix Theatre em outubro de 2009 e durou uma maratona de 6 meses em cartaz.

A escolha foi muito bem feita – sendo a primeira artista de Liverpool e uma das mais jovens atrizes à desempenhar este papel, e Melanie brilhou.

Seu desempenho ganhou 5 estrelas  nas opiniões dos maiores e mais respeitados críticos de teatro dos jornais The London Evening Standard, The Mail On Sunday e The New York Post, com Charles Spencer do Daily Telegraph chamando sua atuação como “absolutamente sensacional”.

E os aplausos não pararam por aí. Melanie passou a receber indicações para um Prêmio Laurence Olivier de melhor atriz em um musical ou entretenimento e uma indicação do Evening Standard Theatre Award para o Outstanding Newcomer. Após uma pausa para começar a trabalhar em seu quinto álbum solo, Melanie retornou ao seu papel na turnê do musical Blood Brothers para mais duas semanas apresentando-se em sua cidade natal Liverpool, onde foi ovacionada e aplaudida de pé pelo público.

Quatro anos desde seu último lançamento na música, Melanie anunciou detalhes do quinto álbum – The Sea. Colaborando com escritores e produtores de trabalhos anteriores – Adam Argyle, Richard Stannard, Greg Hatwell e Peter-John Vettese – ela também trouxe novos artistas altamente conceituados no projeto para trazer idéias e sons diferentes. O produtor Andy Chatterley e a equipe de Cutfather encorajaram um novo som com arranjos orquestrais arrebatadores, harmonias em camadas com ambientes de qualidade, enquanto mantinha o estilo que Melanie desenvolveu ao longo dos quatro últimos álbuns.

“Think About It” foi o primeiro single a ser tirado do novo álbum. Uma pegajosa batida com sua melodia uplifting e letras de apoio para “fazer o que você quer”, já traziam uma introdução positiva e colorida à nova era de Melanie. O videoclipe apresenta estouros visuais em uma tela de fundo, onde ela apresenta um desempenho cativante.

A confiança adquirida com o seu trabalho no teatro, sem dúvida, tornou a sua voz muito mais forte, e a facilidade de Melanie em transmitir sentimentos expostos em cada canção também mostram sua progressão impressionante como compositora. ‘The Sea” é um agitado conjunto de músicas com um diversidade linda, capturando os extremos da emoção. Os altos, os baixos e as incertezas.